domingo, 2 de novembro de 2008

A Fossilizaçao
A fossilização é um processo muito lento e complexo!
Imaginem um búzio deslizando pelo fundo mar,carregando a sua concha , que em dado momento é devorado por um caranguejo esfomeado.
A sua concha vazia é arrastada pelas ondas e pelas correntes acabando por ser coberta pelos sedimentos que se depositam continuamente no fundo do mar.
Com o passar do tempo o volume de sedimentos acumulados por cima da concha é cada vez maior,iniciando-se todo um conjunto de transformaçoes de natureza quimica e fisica.
Estas transformaçoes estao envolvidas na génese das rochas sedimentares.Os principais factores da transformaçao sao a temperatura a pressao das rochas e circulaçao dos fluidos atraves dos poros das rochas.Estes factores actuam durante intervalos do tempo muito prolongados.
A concha tambem pode ser dissolvida e no espaço correspondente,vir a recristializar um mineral mais estavel face ás condiçoes de pressao e de temperatura do meio.
Um dia mais tarde,por força da erosao e das forças tectonicas as rochas sedimentares que encerram o fossil acabam por aflorar,tornando-se possivel o seu estudo.
Este processo é raro (acontece em menos de 1% das situações), complexo e geralmente só as partes duras (troncos, conchas, carapaças, ossos e dentes) fossilizam.
fosseis
Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Logo, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser cobertos por sedimentos o mais rápido possível. Existem diferentes tipos de fósseis e diferentes processos de fossilização.